Sintomas de Nódulo na Tireoide
Vamos falar sobre nódulos da tireoide?
Os nódulos tireoidianos são mais comuns do que muitos pensam. Estudos indicam que metade da população adulta identificará algum nódulo ou alteração textural ou laboratorial de tireoide após os 50 anos de idade, através de exames de imagem como a ultrassonografia, e em outros 10% da população eles poderão ser detectados visualmente ou por palpação, no consultório médico.
Nódulo na Tireoide É Perigoso?
Apesar de ter uma alta incidência, nem todo achado na tireoide representa perigo. Estima-se que 1 em cada 10 nódulos tireoidianos seja maligno, sendo esse o seu principal risco.
Existem prognósticos de que até o ano de 2025 o câncer de tireoide será o mais prevalente no sexo feminino. Por essa razão é comum que médicos de outras especialidades como ginecologistas, cardiologistas, dermatologistas, clínicos gerais solicitem a realização de ultrassom e exames de sangue da tireoide para pacientes acima de 40 anos de idade, como um exame preventivo para detectar a doença precocemente, aumentando assim as suas chances de cura.
Quais São os Sintomas de Nódulos na Tireoide?
A maioria dos nódulos da tireoide não causam sintomas, mas quando isso ocorre os principais problemas que podem causar são:
- Alteração estética com aumento do volume do pescoço ou nódulo visível à deglutição na porção anterior;
- Aumento ou diminuição dos hormônios da tireoide, levando ao desenvolvimento do hipertireoidismo ou do hipotireoidismo;
- Nos casos de nódulos muito grandes:
- Rouquidão;
- Dificuldade de engolir;
- Dificuldade em falar;
- Dificuldade para respirar.
- Caroço no pescoço, que pode levantar suspeita de câncer de tireoide.
Quando Tratar um Nódulo na Tireoide?
A maioria dos nódulos na tireoide não precisará de tratamento, mas é possível identificar essa necessidade nos seguintes casos:
- Diagnóstico de malignidade: o exame de ultrassonografia pode detectar se o nódulo possui características suspeitas sinalizadas no sistema TI-RADS e ou CHAMMAS, que são métodos adotados internacionalmente para avaliar o risco dos achados ultrassonográficos. Nessa situação o médico especialista poderá solicitar a investigação com uma punção biopsia por agulha fina (PAAF) do nódulo, para que o seu conteúdo seja analisado (avaliação citológica), confirmando ou não o diagnóstico de câncer;
- Hipertireoidismo: quando um nódulo benigno interfere no funcionamento da tireoide, aumentado a produção de hormônios além dos níveis de normalidade. Saiba mais sobre hipertireoidismo;
- Crescimento sucessivo ou excessivo: quando um nódulo benigno aumenta de tamanho gradualmente ou abruptamente, podendo atingir proporções que causem desconforto, compressão da garganta ou problemas estéticos.
Caso você note algum sintoma persistente por mais de duas semanas, é recomendável marcar uma consulta com um médico especialista em cabeça e pescoço. Lembre-se que a avaliação de um profissional qualificado é imprescindível para o diagnóstico correto e precoce pois, quanto antes identificado, maiores são as chances de cura do câncer.
Como Tratar um Nódulo na Tireoide?
Nos casos acima, em que é preciso fazer o tratamento do nódulo da tireoide, as opções mais conhecidas são:
- Cirurgia da Tireoide Convencional;
- Tireoidectomia por Via Oral TOETVA ou TORTVA (quando assistida por tecnologia robótica);
- Ablação por Radiofrequência da Tireoide, um procedimento minimamente invasivo, que tem se mostrado muito seguro nos últimos anos e oferece muitas vantagens.
Clique nos links acima para saber mais sobre cada tipo de procedimento, ou entre em contato conosco para mais informações!
Comentários3
Carol Toledo
14/06/2023
Quando um nódulo é mole pode ser cancerígeno?
Dra. Christiana Vanni
Olá Carol. Geralmente os nódulos cancerígenos são sólidos, mas recomendo uma avaliação médica para investigação caso ele não desapareça em 15 dias após ter sido notado.
Regina Mota de Oliveira
31/10/2024
O meu USG de tireóide apresentou o seguinte resultado, além de cistos: Imagem nodular quase completamente sólida, hipoecoica, de orientação paralela à pele, margens mal definidas e sem focos ecogênicos no seu interior, medindo cerca de 0,9 x 0,8 x 0,5 cm, localizada no terço inferior do lobo direito. Observa-se fluxo vascular predominantemente periférico ao estudo Doppler colorido. ACR TI-RADS: 4 Devo procurar o retorno com urgência? Existe a possibilidade de não ser maligno?
Dra. Christiana Vanni
Sim, pode existir a possibilidade. O ideal é vc passar por um especialista.
Elizia Cristina
13/11/2024
Boa noite Dra. Cristiane estou com um nódulo na tireóide lobo direito Tirads-4 há possibilidade de suspeita de câncer?
Dra. Christiana Vanni
Só essa informação é muito pouco para dar a resposta, mas possibilidade existe.
Pergunte para a Dra. Christiana Vanni
Envie suas dúvidas e comentários sobre esse post. Seu e-mail não será publicado.
Texto escrito por:
Dra. Christiana VanniMédica Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/SP 120.060 - RQE 31.305
A Dra. Christiana Vanni é Médica Cabeça e Pescoço especialista em cirurgia e tratamentos oncológicos pela FMABC, pós graduada em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Israelita Albert Einstein, possui título de Doutorado pela FMUSP.
Cirurgia Robótica, Reconstrução e Tratamentos Oncológicos
Excelência em diagnósticos e tratamentos precisos, com técnicas cirúrgicas modernas e tecnologia de ponta.
Atendimento particular nos consultórios da Vila Mariana e Itaim Bibi e também na modalidade on-line, para pacientes em todo o Brasil e exterior. Credenciada nos melhores hospitais de São Paulo/SP, com ampla atuação na cidade.
Perfil: Conheça a Dra. Christiana Vanni
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0015992915263064
Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/christiana-vanni
Linkedin:
@drachristianavanni