Hemangiomas no Rosto e Hemangioma Infantil
Foto de Hemangioma
O Que É Hemangioma?
Hemangiomas são lesões vasculares, que ocorrem mais frequentemente na infância, caracterizadas por uma malformação onde os vasos sanguíneos crescem de forma desordenada e se aglomeram em alguma parte do corpo.
Os hemangiomas se desenvolvem principalmente na pele, mucosas e órgãos, nas áreas do rosto, pescoço, couro cabeludo e tronco, formando uma mancha única, plana ou elevada, de cor avermelhada (quando nas camadas mais superficiais da pele) ou arroxeada (em regiões mais profundas), com texturas e formas variadas, podendo acometer também outras partes do corpo.
Os hemangiomas são classificados em congênitos, aqueles identificados no nascimento ou por ultrassonografia durante o pré-natal, e infantis. Apesar de serem mais frequentes na infância, os hemangiomas também podem surgir em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive em idades mais avançadas.
Hemangioma Infantil
O hemangioma infantil é um dos tumores benignos mais comuns na infância. Nesses casos as manchas crescem rapidamente até o 1º ano de vida (fase proliferativa) podendo gerar nódulos ou pápulas sobressalentes que geralmente regridem gradualmente nos anos seguintes (fase denominada involução espontânea do tumor). Essas lesões somem em metade dos casos até os 5 anos de idade e em 70% dos casos por volta dos 10 a 12 anos, restando apenas um sinal da cor da pele e pouco elevado, semelhante a uma cicatriz.
Na maioria das vezes, os hemangiomas não requerem cuidados específicos, pois não causam complicações. No entanto, hemangiomas podem prejudicar a visão, audição, respiração ou outras funções do organismo, condições em que o tratamento é imprescindível, dependendo do seu tipo, tamanho e localização.
Se um hemangioma for identificado no corpo do bebê, a consulta de um médico especialista é fundamental para o diagnóstico precoce, avaliação de riscos e condução do tratamento adequado, a fim de evitar sequelas futuras.
Tipos de Hemangiomas?
Os principais tipos de hemangiomas são:
Hemangioma Capilar
É o tipo mais comum de hemangioma, caracteriza-se por uma mancha de cor vermelho vivo, quando a lesão está instalada na camada mais superficial da pele.
Hemangioma Cavernoso
Localizado nas camadas mais profundas da pele, associado a uma mancha de cor mais azulada, podendo acometer a cavidade nasal ou os olhos.
Hemangioma Hepático
Malformação que se desenvolve no fígado, podendo ou não ser indicada a cirurgia para sua remoção.
Hemangioma Ósseo ou Vertebral
Lesão que surge na coluna vertebral, podendo ou não ser indicados tratamentos como radioterapia ou cirurgia para sua ressecção.
Os hemangiomas também podem se desenvolver em outros órgãos como os do trato gastrointestinal, pâncreas, bexiga, pulmões, baço, laringe etc.
Causas de Hemangiomas
Sabe-se que o hemangioma se forma quando pequenas veias crescem de forma anormal criando um tumor vascular, porém suas causas não são totalmente conhecidas. Pesquisas relacionam essa anomalia a motivos diversos como fatores hormonais, genéticos, mecânicos ou exógenos.
Pesquisas indicam uma maior incidência de hemangiomas em bebês pré-maturos, com baixo peso, pele branca e do sexo feminino (em proporção três vezes maior que o masculino). Também se observa a recorrência em recém-nascidos de mães que passaram por algum procedimento invasivo durante a gestação.
É Possível Prevenir Hemangiomas?
Não. Como as causas do hemangioma ainda não estão claramente definidas, não é possível estabelecer condutas de prevenção.
Cirurgia de Hemangioma com Médica Especialista
Sintomas de Hemangiomas
Hemangiomas são na maioria dos casos assintomáticos, ou seja, não costumam causar incômodos significativos ao paciente como dor, inflamação etc.
Quando o hemangioma acomete a pele, os principais desconfortos são o comprometimento estético e uma sensibilidade ao toque. Pelo fato de ser muito vascularizada, se a lesão estiver localizada em alguma parte do corpo mais suscetível a sofrer atritos ou pressão pode ocorrer sangramento, com a formação de feridas dolorosas e de lenta cicatrização.
Hemangiomas instalados em áreas internas do corpo normalmente passam despercebidos e não causam nenhum sintoma, sendo descobertos através de exames de imagem de rotina ou para investigação de outras condições. Quando detectados o recomenda-se fazer o acompanhamento regular, a fim de monitorar eventuais alterações.
Como Detectar Hemangioma?
Os hemangiomas de pele são diagnosticados através de exame clínico realizado pelo médico, levando-se em conta os sinais da lesão.
A ultrassonografia com doppler, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser solicitadas nos casos que demandam uma avaliação mais criteriosa das características da lesão e para diferenciar o hemangioma de outros tipos de malformações vasculares ou tumores.
Hemangioma É Câncer?
Não. Hemangiomas são tumores benignos, decorrentes de uma malformação vascular.
Hemangioma Têm Cura?
Sim. A maioria dos casos de hemangioma infantil se cura naturalmente, com a regressão gradual do tumor antes da adolescência.
Nos casos em que a lesão não retrocede, pode causar alguma incapacitação funcional no paciente ou é congênita, existem tratamentos específicos para promover a cura do hemangioma.
Tratamentos para Hemangioma
Nos quadros de hemangioma infantil é necessário realizar uma avaliação individualizada, levado em conta o ritmo de crescimento do tumor e sua localização, bem como as condições gerais de saúde do paciente, para a definição da melhor conduta.
Caso o médico especialista opte apenas por acompanhar, é necessário que a criança seja avaliada de forma periódica, para vigilância da evolução do quadro.
Nas situações que requerem intervenção, é possível tratar o hemangioma infantil com medicamentos betabloqueadores, aplicados na forma de gel sobre lesões menores ou via oral (propranolol), nos casos de tumores maiores ou mais invasivos.
Embora esse tipo de fármaco seja bem tolerado por crianças, há pacientes que não podem usá-lo ou que não respondem ao tratamento. Nesses casos podem ser prescritos medicamentos corticosteroides. Independentemente de qual for usado, é importante monitorar os efeitos colaterais que podem ser provocados pela medicação.
Sempre consulte o médico para saber qual é o medicamento adequado para o seu caso, qual dosagem deve ser administrada e qual será a duração do tratamento.
Cirurgia de Hemangioma
Quando o hemangioma oferece risco de complicações ou o comprometimento da visão, audição, respiração ou outras funcionalidades, será necessário remover a lesão. A sua retirada também pode ser indicada para fins estéticos. Os principais procedimentos terapêuticos realizados para solução dessas condições são:
Laser Transdérmico (Dye Laser)
Técnica de alta tecnologia pouco invasiva, recomendada para o tratamento de hemangiomas maiores, provendo sua redução e clareamento. Como o laser é um feixe de luz especial e direcional, absorvido apenas pelas células da lesão, o tumor é removido de forma mais segura, sem o comprometimento da pele e dos tecidos no seu entorno.
Embolização
Técnica que consiste em interromper o fluxo sanguíneo que alimenta o hemangioma, com uso de agentes embolizantes (bloqueadores).
Escleroterapia
É uma técnica que apresenta resultados clínicos e estéticos satisfatórios em hemangiomas pequenos, através da injeção de medicamentos esclerosantes que destroem os vasos da lesão.
Excisão Cirúrgica
Cirurgia convencional para ressecção do hemangioma.
Cirurgia Plástica
Em alguns casos necessária para fins estéticos ou reconstrução de tecidos.
A escolha do tratamento ideal deve ser discutida por uma equipe multidisciplinar, formada pelo cirurgião, pediatra, dermatologista entre outros especialistas, para avaliar os benefícios e riscos inerentes a cada técnica.
Qual o Valor da Cirurgia de Hemangioma?
O valor da cirurgia de hemangioma pode variar de acordo com a indicação, equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, materiais necessários, devendo ser informada ao paciente pelo cirurgião que o atenderá durante a consulta médica.
Em geral, os convênios médicos possuem cobertura para esse procedimento e ele também pode ser realizado mediante reembolso do plano de saúde, ou acordos particulares.
Para agendar uma consulta e obter informações sobre quanto custa uma cirurgia de hemangioma particular ou, se deseja saber quais são os planos de saúde e hospitais atendidos pela Dra. Christiana Vanni, por favor entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp.
Que Médicos Tratam Hemangioma?
Os hemangiomas podem ser tratados por médicos com especialidades distintas, sendo essa escolha condicionado principalmente pelo local acometido pela lesão. Hemangiomas no rosto, couro cabeludo e pescoço são tratados por cirurgiões de cabeça e pescoço especialistas em reconstrução. Também podem ser tratados por cirurgião vascular, angiologista e dermatologistas.
Texto escrito por:
Dra. Christiana VanniMédica e Cirurgiã de Cabeça e Pescoço
Cirurgia Robótica, Reconstrução e Tratamentos Oncológicos
CRM/SP 120.060 - RQE 31.305
A Dra. Christiana Vanni é médica Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tratamentos oncológicos pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), pós graduada em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Israelita Albert Einstein, possui título de Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Atendimento particular nos consultórios da Vila Mariana e Itaim Bibi e também na modalidade on-line, para pacientes em todo o Brasil e exterior. Credenciada nos melhores hospitais de São Paulo/SP, com ampla atuação na cidade.
Saiba mais sobre a Dra. Christiana Vanni
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0015992915263064
Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/christiana-vanni
Linkedin: @drachristianavanni
Conheça Outros Tratamentos
Atendimento de excelência, técnicas cirúrgicas modernas e tecnologia de ponta.