Tratamento de Câncer da Tireoide
Câncer de Tireoide
Nesse texto a Dra. Christiana Vanni explica o que é o câncer de tireoide, fatores de risco para desenvolver a doença, seus sintomas e tratamentos. Mas antes de falar sobre ele é importante conhecer melhor a tireoide, suas características e sua funções. Vamos lá?
O que é Tireoide?
Tireoide é uma glândula pequena, que fica localizada na parte da frente do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide (pomo de Adão), na região anterior da laringe (onde estão as pregas vocais), contornando a traqueia. Sua forma lembra uma borboleta de asas abertas ou um escudo.
Qual o papel da Tireoide no organismo?
A função da tireoide é de grande importância para o organismo desde a formação do feto até a idade avançada, pois ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, que regulam o metabolismo, ou seja, determinam a forma como o corpo humano usará sua energia e fará sua regulação, o que chamamos de homeostase.
O que é Câncer de Tireoide?
O câncer de tireoide está associado ao crescimento de tumores, popularmente chamados de 'caroços na tireóide' ou nódulos tireoidianos malignos.
Dentre todos os tipos de câncer na região da cabeça e pescoço, o de tireoide é o mais comum (excluindo-se os tumores de pele) e comparativamente a outros cânceres, ele é o quinto tipo de câncer que mais acomete a população feminina, afetando três vezes mais as mulheres do que homens. Houve um aumento de 10% na incidência de câncer de tireoide no último ano.
Causas do Câncer de Tireoide
Não se sabe exatamente qual é a causa do câncer de tireoide, mas existem fatores de risco que podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis do que outras, como a exposição à radiação, antecedentes familiares, áreas endêmicas, ingesta inapropriada de iodo e a obesidade.
É possível prevenir o Câncer de Tireoide?
Como a causa do câncer de tireoide não é totalmente conhecida, não existe uma resposta definitiva para essa dúvida.
No entanto, sabemos que manter o peso corporal adequado e adotar hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação balanceada, sono regular, higiene mental e uma rotina de exercícios físicos constantes, tem um impacto positivo para a saúde em geral e, consequentemente, pode auxiliar na prevenção de diversas doenças, incluindo outros tipos de câncer além do câncer de tireoide.
Fatores de Risco para o Câncer de Tireoide
Entre os fatores de risco para desenvolver câncer de tireoide, estão:
- Ter um histórico de irradiação, ou seja, ter sido submetido à radioterapia do pescoço, mesmo em baixas doses
- Ter histórico de câncer de tireoide na família
- Ter uma dieta pobre em iodo (sal)
- Antecedente de depressão
- Doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto (casos graves)
- Idade adulta, superior aos 40 anos
- Sexo feminino
Ter um fator de risco é um indício para estar vigilante e adotar cuidados preventivos através de exames de rotina ou se notar algum sintoma diferente da tireoide, mas isso não quer dizer que um indivíduo terá câncer de tireoide. Existem pessoas que desenvolvem o câncer de tireoide sem ter nenhum fator de risco, ou nenhum sintoma ou qualquer alteração hormonal.
Foto de tireoide com tumor cancerígeno / Lâmina de carcinoma Papilífero
Sintomas do Câncer de Tireoide
Na maioria dos casos, as pessoas são assintomáticas. Mas há alguns sinais de câncer de tireoide, que podem ser observados na região do pescoço:
- Sentir um 'caroço no pescoço' na região central e anterior (nódulo de tireoide), que seja palpável, móvel à deglutição, principalmente se ele apareceu repentinamente e está crescendo com rapidez
- Sentir dor na região da tireoide (parte baixa na frente do pescoço), essa dor pode se propagar para os ouvidos
- Sentir que o pescoço está inchado
- Ter alterações na voz ou rouquidão
- Ter a sensação de algo 'entalado' na garganta, podendo dificultar a respiração ou a deglutição (ato de engolir)
- Ter tosse constantemente, sem associação com outras doenças como resfriado, covid e etc.
- Nodulações (bolinhas nas laterais do pescoço) que perdurem por mais de 15 dias, sem outras causas que justifiquem
A presença de um nódulo na tireoide normalmente não é indicação de câncer. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço (que já foram submetidos à radioterapia, ou áreas de risco para energia radioativa) ou história familiar de câncer da tireoide é considerada suspeita e deve ser investigada.
Para isso, recomenda-se procurar um médico especialista em tireoide, que fará uma consulta especializada, com exame físico direcionado e a palpação do pescoço para a possível investigação do nódulo e exames diagnósticos, visando identificar se existe algum problema na tireoide e, nesse caso, orientar qual é o tratamento ideal.
É importante saber também que os sintomas descritos acima podem ser indício de outras doenças como o refluxo, infecções respiratórias, problemas nas pregas vocais, além de nódulos na tireoide benignos, como o bócio (aumento tireoidiano), que também devem ser investigados e tratados, mas possuem menor gravidade que o câncer de tireoide.
Todo nódulo na Tireoide é Câncer?
Não. Os nódulos tireoidianos ocorrem em grande quantidade na população geral, mas nem todo nódulo na tireoide é câncer. Estima-se que em torno de 90% dos nódulos tireoidianos sejam benignos, isto é, não cancerígenos.
No entanto, a incidência de tumores malignos na tireoide não deve ser subestimada embora seja menor (10%), já que os tumores desse tipo, quando não tratados, podem se espalhar para outras partes do corpo (linfonodos, pulmão, cérebro, ossos) e oferecer risco de vida. Assim, é importante que todo nódulo que surja na tireoide (ou em qualquer parte da cabeça e pescoço) seja sempre investigado pelo médico especialista.
Como detectar o Câncer de Tireoide?
O diagnóstico do câncer na tireoide se inicia a partir de exames de rotina preventiva, como o ultrassom da tireoide, ou a partir da descoberta inexplicada de algum 'caroço no pescoço', que pode ser indicativo para este e outros exames (clínicos, laboratoriais ou radiológicos).
Geralmente, a partir dos achados nos resultados da ultrassonografia e do exame de sangue, o médico avaliará a idade, o sexo, as características do nódulo, assim como sua evolução, para determinar se é necessário fazer uma punção aspirativa (PAAF) para melhor definição do diagnóstico.
Quando o câncer de tireoide é detectado, às vezes, pode ser identificado qual é o tipo de tumor e o paciente é encaminhado ao cirurgião de cabeça e pescoço, especialista em tireoide para realizar o tratamento.
Câncer de Tireoide tem tratamento?
Definitivamente sim, existem diferentes tratamentos, a maioria cirúrgicos para o câncer de tireoide e sua indicação vai depender das características do tumor e riscos associados.
Qual a chance de cura do Câncer de Tireoide?
Diagnosticar um tumor de tireoide na fase inicial é fundamental para ter mais chances de tratamento.
Se for detectado enquanto o tumor é pequeno e confinado à tireoide, a taxa de cura total é alta, podendo chegar a 100%. A taxa de cura diminui ligeiramente em pessoas mais velhas e também varia de acordo com o tipo de tumor.
Quais são os Tipos de Câncer de Tireoide?
Dentre os tipos de câncer de tireoide existe maior ocorrência dos carcinomas bem diferenciados, como o carcinoma papilífero (entre 50% e 80% dos casos), o carcinoma folicular (de 15% a 20% dos casos) e uma variante do carcinoma folicular, o de células de Hürthle. Os tipos de câncer de tireoide de menor incidência são os carcinomas pouco diferenciados (cerca de 10% dos casos) e os indiferenciados (mais raros).
Entenda um pouco mais sobre eles:
Papilífero
É o tipo mais comum de tumor na tireoide e em geral cresce lentamente, podendo se propagar para os linfonodos no pescoço (popularmente chamadas de “ínguas”), processo denominado disseminação linfática. Esse tipo de tumor raramente gera metástase para os pulmões ou ossos (chamadas metástases à distância). É um tipo de câncer prevalecente entre as mulheres (2X mais que os homens), com idade variando entre 30 e 50 anos. Quando menor que 1cm e restrito à glândula da tireoide, esse tipo de tumor de tireoide possui taxa de cura muito alta, podendo chegar aos 100%.
Folicular
É o segundo tipo mais comum de tumor na tireoide e pode eventualmente se espalhar para os pulmões ou ossos (são mais comuns as chamadas metástases hematogênicas), mas raramente acomete os linfonodos. É um tipo de câncer que também atinge predominantemente as mulheres (2X mais que os homens), com idade variando entre 40 e 60 anos. Quando pequeno e restrito à glândula da tireoide, esse tipo de tumor de tireoide possui taxa de cura muito alta, podendo chegar aos 95%.
Medular
É um tipo de tumor menos comum que os anteriores. Estudos indicam que quando confinado à glândula da tireoide há 90% de chances de sobrevida por um período de 10 anos. Quando o tumor se espalha para outras partes do corpo, esse percentual é reduzido a depender da região. É um tipo de tumor que está fortemente ligado a fatores hereditários, e por essa razão, pode surgir em membros de uma mesma família, mas também pode ser da forma esporádica, sem relação familiar. Apresenta uma origem diferente dos demais tumores de tireoide, assim como acompanhamento e investigação individualizados, com tratamento mais amplo e agressivo.
Anaplásico
É um tipo de tumor incomum, raro e muito mais agressivo, com menor chance de sobrevida, e que costuma ocorrer em mais homens que mulheres, principalmente, com idade superior aos 65 anos, raramente afetando pessoas jovens.
Tratamento do Câncer de Tireoide
Acompanhamento clínico
Podemos em casos muito específicos e individualizados, fazer uma vigilância ativa de tumores na tireoide, de forma periódica e regular, sem intervenção cirúrgica.
Ablação por Radiofrequência de Tireoide
A ablação da tireoide é um tratamento minimamente invasivo, que está indicado principalmente para tumores pequenos de até 1cm. Nesse procedimento, os tumores são destruídos por cateteres (removidos com uso de laser) (errado), com ondas de radiofrequência, ultrassom focalizado, calor ou microwave.
Saiba mais sobre a Radioablação da Tireóide.
Cirurgia de Câncer de Tireoide
Cirurgia de retirada da tireoide, que pode ser indicada para a remoção total ou parcial da tireoide por via convencional aberta ou transoral vídeo assistida ou por técnica robótica. Após a retirada da tireoide, será preciso repor via oral, diariamente, o hormônio tireoideano para substituir os hormônios de tireoide que o organismo não poderá mais produzir naturalmente, nos casos da retirada completa da glândula.
Clique nos links abaixo para saber mais sobre os tipos de Cirurgia da Tireóide:
Linfadenectomia
Nos casos em que o tumor se espalhou para linfonodos cervicais, além da retirada do tumor primário o tratamento abrangerá também a retirada dos linfonodos que foram afetados ou possivelmente suspeitos.
Terapia com iodo radioativo
Nos casos de alto risco, após a retirada total da tireoide, o tratamento pode ser complementado com a radioiodoterapia. Nesse tratamento, a ingestão controlada de uma pequena quantidade de iodo radioativo (I 131) é feita para destruir o tecido tireoidiano que não pôde ser removido através da cirurgia ou que remanesceu. O tratamento com iodo radioativo também funciona para tumores que tenham se espalhado pelos linfonodos ou outros órgãos.
Além dos tratamentos acima o médico poderá optar também por tratamentos como a Radioterapia, Quimioterapia e Hormonioterapia, em casos específicos de tumores indiferenciados ou que fujam à regra.
Cirurgia Robótica de Tireoide Transvestibular - Tratamento de câncer na tireoide
Que médicos tratam o Câncer de Tireoide?
Geralmente o câncer de tireoide é diagnosticado inicialmente por médico Endocrinologista, Otorrinolaringologista, Clínico Geral, Cardiologista, Ginecologista ou Dermatologista e o tratamento deve ser continuado por um médico especialista em câncer de tireoide, como o Cirurgião Oncológico de Cabeça e Pescoço.
Onde fazer Tratamento de Câncer de Tireoide em São Paulo?
A maioria dos hospitais na cidade de São Paulo possuem estrutura adequada para realizar cirurgia de câncer de tireoide e tratamentos oncológicos.
Entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp para saber onde a Dra. Christiana realiza a cirurgia da tireoide em São Paulo - SP.
Quanto custa uma cirurgia de Câncer de Tireoide?
O valor da cirurgia de Câncer de Tireoide pode variar de acordo com a indicação, equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, devendo ser informada ao paciente pelo cirurgião que o atenderá durante a consulta médica.
Em geral, os convênios médicos possuem cobertura para esse procedimento e ele também pode ser realizado mediante reembolso do plano de saúde, ou acordos particulares.
Para agendar uma consulta e obter informações sobre quanto custa a cirurgia de Câncer de Tireoide particular ou, se deseja saber quais são os planos de saúde e hospitais atendidos pela Dra. Christiana, por favor entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp.
Texto escrito por:
Dra. Christiana VanniMédica e Cirurgiã de Cabeça e Pescoço
Especialista em Câncer de Tireoide em São Paulo (Tratamento e Cirurgia)
CRM/SP 120.060 - RQE 31.305
A Dra. Christiana Vanni é médica Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tratamentos oncológicos pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), pós graduada em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Israelita Albert Einstein, possui título de Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Atendimento particular nos consultórios da Vila Mariana e Itaim Bibi e também na modalidade on-line, para pacientes em todo o Brasil e exterior. Credenciada nos melhores hospitais de São Paulo/SP, com ampla atuação na cidade.
Saiba mais sobre a Dra. Christiana Vanni
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0015992915263064
Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/christiana-vanni
Linkedin: @drachristianavanni
Conheça Outros Tratamentos
Atendimento de excelência, técnicas cirúrgicas modernas e tecnologia de ponta.